Rio Tietê

Rio Tietê Turismo



O rio Tietê é um rio verdadeiramente Paulista. É conhecido nacionalmente por atravessar, em seus 1 010 km, praticamente todo estado de São Paulo de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país, a capital paulista. Ao contrário de outros rios, o Tietê se volta para o interior e não corre para o oceano, característica que o tornou um importante instrumento na colonização do país.

Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1 120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Itapura e Castilho, cerca de cinquenta quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.

Rio Tietê em Pereira Barreto


Diferentemente da Grande São Paulo o Tietê em Pereira Barreto tem águas cristalinas, própria para o banho e pescaria e esportes náuticos, o Tietê passa pertinho da cidade, quem passa por aqui impressiona-se com o tamanho do rio, e quão limpas são suas águas.

COMPARTILHE ESTE LINK:

Facebook Portal do Turismo Instagram Portal do Turismo Twitter Portal do Turismo Google Plus Portal do Turismo

Portal do Turismo

© 2017