12° Juninão da Estância Turística de Pereira Barreto terá início nesta sexta-feira

Publicado: 02/6/2017 às 12:52:50
Escrito por Assessoria de Imprensa
A festa é uma das mais tradicionais da cidade
A Orquestra Popular Caipira da Estância Turística de Pereira Barreto apresentará o espetáculo ‘Atravessando Gerações’ no próximo dia 03 de junho de 2017, às 21h, na Praça da Bandeira “Comendador Jorge Tanaka”.


A apresentação do espetáculo ‘Atravessando Gerações’ fará parte da programação do Ciclo de Estudos Sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, organizado pela Poiesis e Oficinas Culturais, e do 12º Juninão, realizado pela Prefeitura Municipal de Pereira Barreto.


O ciclo debaterá a coexistência da cultura tradicional no contexto contemporâneo, propondo a ser um espaço de preservação, renovação e expansão de novas conexões entre pensadores e fazedores da cultura popular, tendo como fio condutor o catira e o universo caipira. No mesmo dia, Pereira Barreto estará realizando o tradicional Juninão.


O espetáculo musical ‘Atravessando Gerações’ é resultado da pesquisa acerca da trajetória da música caipira e sertaneja, e apresenta uma incursão na história da música caipira no país. No repertório, estão contempladas canções representativas do cancioneiro caipira e sertanejo, com Índia, Pagode em Brasília, Empreitada Perigosa, entre outras. O Grupo de Catira Pé no Chão faz uma participação especial no espetáculo.

Sobre a Orquestra: Criada há 07 anos, a Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto é composta por 45 integrantes, entre professores, monitores, estudantes e profissionais liberais. A ação do grupo tem como tópicos principais a sonoridade, o timbre, o ritmo, a técnica aplicada e a composição do repertório do cancioneiro caipira e sertanejo.

O espetáculo ‘Atravessando Gerações’ é parte do projeto ‘Orquestra Popular Caipira de Pereira Barreto – preservação e valorização da música caipira’, contemplado pelo Edital Proac 23/2016, de Apoio às Culturas Populares do Estado de São Paulo e é realizado em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto.

Fotos

Facebook Portal do Turismo Instagram Portal do Turismo Twitter Portal do Turismo Google Plus Portal do Turismo

Portal do Turismo

© 2024